Oleaginosas: Porque usá-las na sua Salada no Pote

Salada no pote com oleaginosas: castanhas, amêndoas e nozes?
Sim, claro ou com certeza?

Devido as descobertas de tantos benefícios, as oleaginosas, que antes eram vistas somente nas festas de fim de ano, estão ganhando seu espaço em nosso dia a dia.

Para enriquecer nossa dieta, podemos incluir diversos tipos de sementes e oleaginosas nas refeições. Trazem inúmeros benefícios para nossa saúde e ainda dão um toque especial.

Além serem consideravelmente calóricas, possuem vários nutrientes, como os minerais e vitaminas, além das gorduras polinsaturada e monoinsaturada. Todos esses auxiliam na redução dos níveis de colesterol no sangue e ajudam na absorção de vitaminas A,D,E e K.

Como sua ingestão auxilia o aumento do aporte nutricional, esse maravilhoso benefício acaba ofuscando as calorias, que se tornam irrelevantes, se forem consumidas com moderação.

Oleaginosas na salada de pote - Saladanopote.net
Oleaginosas na salada de pote – Saladanopote.net

Tipos de oleaginosas

As oleaginosas, na verdade, são vegetais em que se pode extrair óleo. Sendo assim, existem muitas oleaginosas, como por exemplo o milho, o arroz, a soja e até frutas como a uva.

Porém as melhores opções de oleaginosas para consumo são as sementes de plantas, comestíveis, como avelã, castanha-do-pará, nozes, amendoim dentre muitas outras. As que são mais conhecidas, são também, as que trazem mais benefícios para a saúde.

A castanha-do-pará é uma ótima fonte de selênio e ômega-3. As amêndoas, as nozes e a macadâmia são ricas em fibras. O amendoim é uma das maiores fontes de gorduras boas e proteínas. A castanha de caju é uma das melhores fontes de zinco e fonte de ômega-3. Já a avelã, é rica em ômega-9 e cálcio.

As melhores sementes e oleaginosas a serem consumidas são aquelas que não possuem adição açúcar e sal, inclusive outros temperos/ condimentos, e a melhor forma de consumir é fazendo uma mistura delas.

Até encontramos para vender, em mercado ou em lojas de produtos naturais, uma mistura de sementes e oleaginosas com uva passa, geralmente são encontradas pelo nome de mix nuts, ingerindo uma variedade delas pode-se obter melhores benefícios, devido a diversidade de nutrientes de cada uma.

Porque usar as oleaginosas na sua dieta diária?

Além de serem consumidas na salada no pote, podem ser incluídas como os chamados ‘snacks’ saudáveis entre as principais refeições. Podem também servir de complemento, como fonte de carboidrato no café da manhã e no pré-treino por exemplo.

São uma ótima opção para serem consumidas antes de dormir, pois possuem uma digestão mais lenta e quando dormimos, ficamos um período mais longo sem se alimentar.

Baixe grátis nosso e-book de como fazer saladas no pote para vender!