Salada no Pote: SAIBA TUDO!

 

A Salada no pote é uma maneira prática e rápida de manter uma dieta saudável mesmo quando não estamos em casa.

Muitas vezes perdemos o foco da dieta por não ter refeições “à mão” durante o dia. Por esse motivo, acabamos caindo na tentação dos alimentos rápidos e nada saudáveis. E os “fast-food” são capazes de acabar com todo o nosso esforço, podem arruinar uma semana inteirinha de luta e dedicação. Então, aqui estamos para descomplicar um pouco essa vida de dieta!
Um dos maiores motivos de abandono da dieta, é justamente a dificuldade em adequar a alimentação saudável à sua rotina, dentro e fora de casa.
salada no pote é uma grande aliada nessa batalha diária, uma refeição simples e rica em nutrientes. Bem versátil, pois pode ser feita com diferentes alimentos, agradando a diversos gostos e paladares, e também por ser uma refeição barata.
Pra fazer uma deliciosa salada no pote usamos vários ingredientes, como molhos, legumes, frutas, vegetais, sementes, grãos e hortaliças. Ela também pode ser incrementada com macarrão integral ou também com frango, carne e até atum. Depois de escolher e separar os ingredientes, é só organizá-los dentro de potes, podendo ser de vidro ou de plástico. Cada um tem seus prós e contras, então, fique a vontade para escolher o que melhor se encaixa no seu dia a dia. Com essa facilidade, dá pra preparar salada no pote pra semana toda, o que significa: menos tempo na cozinha e mais tempo para aproveitar a vida!
Independente dos ingredientes escolhidos para a sua salada no pote, o mais importante é aprender a combinar melhor os alimentos ricos em nutrientes, mantendo assim uma alimentação mais saudável.

Dentro dos nutrientes, existem os macronutrientes e os micronutrientes que veremos melhor a seguir.

Macronutrientes:

Exemplos de carboidrato - Saladanopote.net
Exemplos de carboidrato – Saladanopote.net
  • Carboidratos, que através dos açúcares, são responsáveis pelo fornecimento de energia para o nosso corpo. São a primeira fonte de energia que o nosso organismo busca para trabalhar nas atividades do dia a dia. Esse macronutriente, em sua “versão saudável” é encontrado nas verduras, frutas e legumes e nos alimentos que possuem trigo, nos tubérculos e nos cereais. Porém também existe a “versão engordativa” do carboidrato, os açúcares simples, como bolos, refrigerantes, biscoitos, balas e doces em geral. O tipo de carboidrato encontrado nas verduras, frutas e legumes, também são considerados simples, porém, possuem um tipo de carboidrato denominado fibra, que é responsável por regular o nosso intestino. Ambos podem elevar o peso corporal se forem consumidos de forma exagerada, então, mantenha uma alimentação saudável e evite o consumo de açúcares!
Exemplos de lipídios - Saladanopote.net
Exemplos de lipídios – Saladanopote.net
  • Lipídios, também conhecido como gorduras, são como um estoque de energia presente em nosso corpo, sendo responsável pelo transporte de algumas vitaminas e ácidos graxos auxiliando a manutenção da saúde. Porém, devem ser selecionadas para entrarem em nossa alimentação, pois se consumidas em excesso, trazem riscos a saúde, podendo causar doenças como o aumento do colesterol, doenças cardiovasculares e a obesidade. As fontes de gordura boa, são azeite , azeitonas e óleo vegetal. As frituras em geral, manteiga, banha de porco e toucinho, as consideradas gorduras vazias, se ingeridas em excesso podem trazer os malefícios citados acima. Portanto, evite frituras!
Exemplos de proteínas - Saladanopote.net
Exemplos de proteínas – Saladanopote.net
  • Proteínas são extremamente importantes na reconstrução muscular, após esforço físico onde as fibras vão se reestruturar, causando a hipertrofia,ou seja, o crescimento muscular, sendo importante também na manutenção dos demais tecidos do nosso organismo e na composição de anticorpos, enzimas e células que compõe nosso organismo. Estão presentes no leite e derivados, peixes, carnes vermelhas, grão de bico, ovo e feijão por exemplo.

Micronutrientes:

  • Minerais são substâncias responsáveis em auxiliar a formação das estruturas corpóreas, como os ossos por exemplo. A falta de algumas dessas substâncias pode ocasionar doenças como osteoporose e anemia.
Exemplos de vitaminas - Saladanopote.net
Exemplos de vitaminas – Saladanopote.net
  • Vitaminas, auxiliam a criançada a se manterem firmes e fortes na missão de ser uma criança! As vitaminas são responsáveis em manter o bom funcionamento do nosso organismo. Mesmo não sendo uma fonte de energia, elas se aliam a outros nutrientes para controlar o ‘gasto’ de proteínas e açúcares dentro das células. São encontradas nas frutas, verduras e legumes em geral, podendo ser hidrossolúveis, que são as vitaminas C e complexo B e as lipossolúveis, que são as vitaminas A, D, E e K.
Com todos esses benefícios descritos, não há dúvidas de que podemos, com a salada no pote, fazer uso de todos esses nutrientes e auxiliar na perda de peso e na manutenção da saúde em geral.

Por que salada no pote?

Saladas no pote – Saladanopote.net
São inúmeros os benefícios que as verduras e legumes nos oferecem, pois cada uma tem, em sua composição, diversos tipos de nutrientes. Essa imensa variedade nutricional interfere, de maneira bem positiva, na nossa saúde e bem estar.
Para aproveitar ao máximo cada um desses benefícios precisamos deixar de lado aquela velha mania de achar que na feira inteira só vende verdura. Você sabe a diferença entre verdura e legumes? Não? Talvez? Então vamos lá.
  • Verdura vem da cor verde, típica das folhas das plantas;
  • Fruta é um tipo fruto, doce ou cítrico;
  • Legume é um outro tipo de fruto, porém, é salgado;
As verduras são hortaliças verdes, folhosas, como couve, rúcula, coentro e alface, por exemplo. São ricas em vitaminas A, C e do complexo B, betacaroteno, ácido fólico, cálcio, ferro, fósforo, enxofre, zinco e potássio.
Os legumes, que não devem ser confundidos com as verduras, são os frutos salgados, como pimentão, abóbora, beterraba e tomate.  São excelentes fontes de licopeno, potássio, sódio, fósforo, cálcio, magnésio, ferro, fibras, vitamina C e betacaroteno.
As frutas que, geralmente, mais agradam, são as de sabor mais adocicado ou cítrico, como morango, maçã, banana e laranja. Nosso “Brasilzão” tem uma diversidade riquíssima de frutas, mais de 300 classes tropicais de frutas, como jabuticaba, maracujá e abacaxi. São ricas em fibras, gorduras (boas) e em sais minerais, entre eles o ferro, potássio e magnésio, são fonte abundante de vitaminas A, B,B1,B2, B5,C,E e H. E as frutas podem, e devem estar presente em nossa alimentação, e porque não também na nossa salada no pote?

As cores dos alimentos.

As frutas verduras e legumes tem uma grande importância nutricional, quem nunca viu aquela, famosa, pirâmide nutricional? Ela é a base para uma alimentação balanceada. Quem aqui nunca foi à uma consulta com a nutricionista e lá, a ouviu dizer, convicta:
“- Precisa comer colorido, quanto mais colorido o prato for, melhor!”
Sabe de uma coisa? As cores dos alimentos influenciam muito nos benefícios ao nosso organismo, então, bora lá deixar nossa salada no pote coloridíssima. Para entendermos melhor a respeito disso, abaixo listamos informações importantes a cerca das cores dos alimentos.
 
As cores dos alimentos – Saladanopote.net

Alimentos esbranquiçados:

Possuem uma grande quantidade de alicina, princípio ativo presente na cebola e no alho que contribui na regularização do colesterol.

Alimentos arroxeados:

Fontes de ácido elágico, responsável por retardar o envelhecimento precoce. Possuem também substâncias que auxiliam na prevenção de câncer, que são encontradas na berinjela e beterraba por exemplo.

Alimentos avermelhados:

Ricos em antoacina e licopeno, auxiliam no sistema circulatório e na prevenção da osteoporose, sendo encontradas no morango e tomate.

Alimentos esverdeados:

Fontes de ácido fólico, ajuda o sistema nervoso central funcionar corretamente, e no período gestacional onde o bebê é formado. Tais alimentos são ricos também em cálcio, betacaroteno, fósforo, luteína e cálcio, que são encontrados na couve, espinafre e rúcula.

Alimentos amarelados:

Trabalham para o que o coração, o sistema imunológico e a visão cumpram com suas obrigações. São excelentes para a mucosa e para a pele. São fontes de vitamina C e betacaroteno, sendo encontrados na mandioquinha, laranja e manga.
Depois dessas dicas, fica muito mais claro quais alimentos comer para ter uma alimentação balanceada e saudável. Nós não podemos te garantir de que será fácil, pois COM CERTEZA não será, mas acredite, valerá a muito pena! Cuide-se, valorize-se e acima de tudo, seja feliz consigo mesmo!