Quiabo: Benefícios e dicas para driblar a famosa “baba”

Minha mãe sempre dizia: “Tem que comer quiabo, porque faz bem pra saúde!“. Mas quem conseguia comer e pensar no “faz bem”, sem antes pensar na “baba” típica do quiabo, não é verdade?

Sabemos disso, então, aqui iremos ensinar algumas táticas no preparo do quiabo para que ele não fique com o aspecto “babento”.

Quando as mães e avós diziam aquele famoso “faz bem”, saiba que elas estavam cobertas de razão. Aqui, mostraremos também os verdadeiros benefícios do quiabo para nossa saúde.

O quiabo é um fruto muito utilizado na culinária brasileira. Em Minas, por exemplo, é apresentado como o tradicional frango com quiabo e na Bahia, o famoso camarão com quiabo, conhecido como caruru. Ele ainda pode ser acompanhado de outros tipos de carnes ou juntamente com diversos tipos de vegetais. Os frutos podem ser consumidos de diversas maneiras, sendo fritos, assados, refogados, cozidos ou crus.

Vamos aos benefícios!

Ele é uma excelente fonte de vitaminas, especialmente a A, C e B1. Possui bastante cálcio, vitamina K, magnésio e folatos que auxiliam no fortalecimento dos ossos. Pela sua boa quantidade de fibras, auxilia no controle do colesterol e no funcionamento do intestino, ajudando a prevenir doenças nesse órgão. Reforça o sistema imunológico, melhora os níveis energéticos e tem a capacidade de diminuir os açucares circulantes no sangue. Rico em ferro auxilia na prevenção a anemia e por possuir beta-caroteno e outras substâncias antioxidantes que cuidam da visão, prevenindo o aparecimento de cataratas e glaucomas.

E o que fazer com a “baba” do quiabo?

Nas culinárias regionais, ele está presente em diversos pratos. Porém muitas pessoas acabam não gostando do seu aspecto, devido a “baba” característica do fruto. Contudo, ela pode ser amenizada e até retirada de maneira rápida e fácil. Utilizando limão, vinagre ou então já na panela durante o preparo.

Dica 1 – LIMÃO

Uma boa dica para retirar a baba, é cortar as pontas do quiabo e deixar de molho no suco de um ou dois limões por, aproximadamente, 30 minutos. Depois escorra até que ele “seque” e prepare como desejar.

Dica 2 – LIMÃO com VINAGRE

Assim como na dica anterior o deixaremos de molho. Porém, primeiro deixe o quiabo de molho por 15 minutos no limão, enxague bem e retire o excesso da água. Depois, mergulhe-os no vinagre por mais 15 minutos e lave novamente e deixe secar que eles estarão prontos para o preparo.

Assim como da dica anterior, é importante que ele seja bem lavado após ficar de molho no limão ou no vinagre para que não fique amargo ao ser levado ao fogo.

Dica 3 – ÁGUA

Essa técnica para retirar a baba do quiabo não deixar o gosto do vinagre ou do limão.
Basta deixá-lo de molho em bastante água de um dia pro outro, dentro da geladeira, lembrando de mexer algumas vezes durante esse período.

Dica 4 – NA PANELA

Corte-os em pedaços grandes, com no mínimo, um dedo de largura, leve para refogar na panela por alguns minutos até dourar. Utilize um pouco de óleo, mexa os pedaços poucas vezes para que ele não crie baba. Refogue até que fiquem bem douradinhos e macios de maneira uniforme. Aproximadamente 10 minutos são suficientes para que toda a baba do quiabo seque e ele fique prontinho para sua receita.

Essa última dica é uma boa técnica, porém acrescenta calorias desnecessárias à refeição. Veja qual é a melhor técnica pra você e aproveite para saborear esse delicioso alimento.

Que tal uma receitinha prática e saborosa?

Salada de Quiabo com Pimentão

Salada de Quiabo com Pimentão

Salada de Quiabo - SaladaNoPote.Net

Ingredientes

  • 1/2 kg de quiabo
  • 5 colheres (sopa) de suco de limão
  • 1 cebola
  • 1 tomate
  • 1 pimentão vermelho
  • 1 colher (sopa) de gergelim
  • 1 colher (sopa) de salsa (ou salsinha) picada
  • 2 colheres (sopa) de azeite de oliva
  • Sal a gosto
  • Pimenta-do-reino a gosto

Modo de preparo

  • Limpe os quiabos, corte a ponta onde se encontra o cabo do fruto, mergulhe-os inteiros em água fervente com 2 colheres (sopa) de suco de limão e o sal.
  • Deixe por aproximadamente 8 minutos e escorra bem, depois corte-os em pedaços menores.
  • Corte a cebola e o tomate em rodelas. Limpe o pimentão e corte-o em tiras. Ajeite os ingredientes em uma travessa.
  • Para o molho, misture 3 colheres (sopa) de suco de limão com 2 colheres (sopa) de azeite, sal e pimenta-do-reino.
  • Distribua sobre a salada o molho, a salsa e o gergelim. Bom Apetite!
https://www.saladanopote.net/quiabo-dicas-beneficios/

 

Gostou? Dê 5 estrelas!

1 Estrela2 Estrelas3 Estrelas4 Estrelas5 Estrelas (3 votos, average: 5,00 de 5)
Loading...