Ovos: Mitos, verdades e benefícios

São tantos mitos e verdades a cerca do consumo de ovos, que acabamos ficando perdidos não é mesmo?

Em meio a tantas dúvidas e discussões a respeito, nesse texto vamos esclarecer tudo para que você possa entender o que esse alimento pode fazer pela sua saúde.

Além de esclarecer os mitos e verdades e abordar os inúmeros benefícios do ovo no organismo, vamos dar dicas de como adicionar esse alimento em suas refeições. Então, vem com a gente!

Ovos: Mitos, verdades e benefícios - Saladanopote.net
Ovos: Mitos, verdades e benefícios – Saladanopote.net

O ovo é um alimento muito consumido no Brasil e no mundo, está presente em diferentes culturas e é preparado de diversas formas, mas nem sempre foi assim. Da mesma maneira que o glúten é o vilão da vez, o ovo também já esteve nessa “linha de tiro”. Durante muitos anos, o ovo foi excluído da alimentação de pessoas com problemas de colesterol e de coração.
Mas hoje ele está por cima, é considerado um superalimento devido aos seus inúmeros nutrientes, além de ser um alimento prático de preparar, fácil de encontrar e de baixo custo.

Então vamos ao que interessa: MITOS e VERDADES

“O ovo aumenta o colesterol?” – MITO!
Diversos estudos já nos mostraram que não é o consumo de alimentos que são fontes de colesterol que vão fazer com que esses níveis aumentem no sangue. O aumento do colesterol sanguíneo se deve ao consumo exagerado de gordura saturada, presente em diversos alimentos, como laticínios, carnes gordurosas, óleos hidrogenados e chocolates por exemplo.

“O ovo não pode ser guardado na porta da geladeira e não deve ser lavado antes de ser armazenado.” – VERDADE!
Os ovos devem ser guardados dentro da geladeira e não na porta, pois na porta a variação de temperatura é muito grande devido ao abre e fecha, e o ovo precisa ser mantido resfriado em temperatura constante. Ele não deve ser lavado para evitar a remoção de uma película protetora, que protege os poros da casca evitando a entrada de micro-organismos. Realize a lavagem em água corrente, somente antes do consumo.

“Todas as formas de preparo do ovo são benéficas à saúde.” – MITO!
A forma de preparo do ovo, requer uma certa atenção. Devemos sempre optar por utensílios que não precisem da utilização gordura, ou que necessite de uma quantidade bem reduzida.

“Não se deve comer ovo cru.” – VERDADE!
O ovo não dever ser consumido cru e nem se estiver mal cozido, devido a uma bactéria chamada Salmonela. Para evitar contaminação, o ovo deve ser cozido por no mínimo 7 minutos.

A melhor parte? Os grandes BENEFÍCIOS.

O ovo possui quase todos os nutrientes necessários para o bom funcionamento do organismo, ajudando a manter o corpo saudável. São uma ótima fonte de proteína, possuem  diversas vitaminas, selênio e pequenas quantidades de cálcio, ferro, potássio e zinco.
O consumo de ovos auxilia no fortalecimento dos ossos, na perda de peso e no crescimento saudável dos cabelos. Além de proteger os olhos, prevenir o câncer de mama ele também aumenta a massa muscular.

Como você pode consumir os ovos?

Os ovos podem ser consumidos como omelete, cozidos ou mexidos. Mas se estiver cansado de comer sempre do mesmo jeito, experimente esses dois preparos que trouxemos pra você:

Tá afim de um ovo mexido digno de hotel?
Ah, então é só seguir essa dica:
– Aqueça manteiga, adicione o ovo com um pouco de leite na frigideira. Depois é só temperar com sal e pimenta do reino a gosto.

Que tal arriscar em um omelete doce delicioso?
Use somente as claras, bata levemente e adicione uma colher de café de canela. Sirva com frutas como morango, maçã ou manga, fica divino.

Gostou? Dê 5 estrelas!

1 Estrela2 Estrelas3 Estrelas4 Estrelas5 Estrelas (5 votos, average: 5,00 de 5)
Loading...