Higienização de frutas e vegetais: Faça da maneira correta!

Higienização de Alimentos - Saladanopote.net

Todos sabem a importância e os diversos benefícios que uma alimentação saudável, rica em frutas e vegetais, pode trazer para nosso organismo. Mas você sabia que se a higienização desses alimentos não for feita corretamente, esses benefícios podem ir por água a baixo? Vem com a gente que vamos te explicar direitinho o porquê.

Qual a importância da higienização das frutas e vegetais?

Para poder consumir frutas e vegetais, é indispensável que uma boa higienização seja realizada. Sendo alimentos que são produzidos no meio ambiente é natural que tenham presença de bactérias. Se a limpeza não for feita corretamente pode haver uma ingestão dessas bactérias causando diarréia e até intoxicação alimentar.

Muitas vezes achamos que se a casca do alimento for dispensada, como o melão e a melancia por exemplo, a higienização não precisa ser feita e isso está ERRADO. Da mesma forma as frutas precisam ser higienizadas também, porque ao manusearmos para o corte levamos as bactérias da casca para a polpa, e aí a gente acaba comendo tudo junto.

Só água e vinagre resolve?

Na verdade, não para higienizar efetivamente. Porque o vinagre só vai ajudar a remover a terra e os insetos que ficam presos as folhas, porém, não eliminam as bactérias. Para eliminar as bactérias das frutas e vegetais, a higienização deve ser feita com água sanitária e água corrente. Se necessário separe uma escova de serdas macias para auxiliar na remoção de impurezas fixadas próximo aos talos e cabos das frutas e vegetais, é importante que a escova sirva somente para esse fim.

Higienização de vegetais - Saladanopote.net
Higienização de vegetais – Saladanopote.net

Como deve ser realizada a higienização:

Segundo a ANVISA, a higienização para a eliminação correta de parasitas e micróbios patogênicos, deve ser feita com água clorada, da seguinte forma:

  • Selecione as porções a serem consumidas, retirando as folhas escuras machucadas;
  • Lave em água corrente as frutas e vegetais uma a uma, se forem folhagens, é importante que lave folha a folha. É nessa etapa que, se precisar, pode usar a escovinha para auxiliar a limpeza;
  • Em um recipiente coloque de molho por 10 minutos em uma solução clorada, utilizando 1 colher de sopa de água sanitária para 1 litro de água. Lembre-se de identificar no rótulo se a água sanitária pode ser usada para este fim, na composição de 2% de cloro ativo;
  • Após o tempo, enxágue em água corrente as frutas e vegetais, uma a uma, e se folhagens, folha a folha;
  • Se necessário, faça o corte dos alimentos para a montagem dos pratos sempre com as mãos e utensílios devidamente higienizados;
  • Se não for consumir imediatamente, mantenha sob refigeração até o momento de servir;

No caso das frutas, é somente após a higienização que serão retiradas as parte que não vamos consumir, como partes amassadas, machucadas ou escuras. É importante que não coloque a fruta com a polpa exposta de molho na solução clorada, para que ela não seja absorvida.