Benefícios do bacalhau para a saúde

https://www.saladanopote.net/wp-content/uploads/2018/02/Salada-de-Bacalhau-Saladanopote.net_.jpg

O bacalhau é um ingrediente típico de receitas de celebrações, como a Páscoa e o Natal por exemplo. Uma iguaria que está presente em nossas mesas a muito tempo em suas mais diversas formas. Por ser um alimento leve, com poucas calorias e extremamente rico em nutrientes, ele sempre aparece como fonte de proteína em dietas e também pode, e deve, fazer parte de nossa alimentação no dia a dia.

Seu sabor é memorável, pode ser consumido com diversos acompanhamentos e preparado de diversas formas, fica delicioso, mesmo que só com azeite, sal e pimenta do reino.
Portanto deve-se ficar atento na quantidade de sódio presente nesse peixe, antes de consumir deve-se dessalgá-lo. O processo é simples, basta lavá-lo em água corrente, colocá-lo em uma vasilha, cobrir todos os pedaços com água e levar à geladeira por um período de 12 a 24 horas, dependendo do tamanho da posta, lembrando de trocar a água a cada 3 horas aproximadamente. Após dessalgar o bacalhau, ele está pronto pra ser incrementado e apresentado em deliciosas receitas.

E quais são os benefícios do Bacalhau?

O bacalhau, além de ser pouco calórico, é rico em vitaminas A, E, B6 e B12, ômega 3, proteínas, sódio, fósforo, cálcio e magnésio.

Os benefícios que o bacalhau traz para nossa saúde são muitos, ele ajuda a formar HDL, o “colesterol bom”, prevenindo problemas de circulação e doenças cardiovasculares. Ajuda na composição da pele, unha, cabelos, dentes e ossos, no funcionamento da tireóide, agem positivamente no sistema neurológico, além de regular a pressão arterial.

Melhores formas de preparo do bacalhau

Apesar de estar sempre tentados a consumir pratos mais calóridos, existem diversas formas saudáveis de preparo do bacalhau. Uma delas é o consumo do peixe assado juntamente com salada, para aumentar ainda mais o valor nutricional do prato. Abaixo uma receita para que você possa se inspirar:

Salada de Bacalhau com Grão de Bico

Ingredientes

  • 300g de bacalhau
  • 200g de grão-de-bico cozido e escorrido
  • 2 colheres (sopa) de cebola picada
  • 1 tomate sem sementes cortado em cubinhos
  • 1 colher (sopa) de salsinha picada
  • 4 colheres (sopa) de azeite de oliva
  • 2 colheres (sopa) de suco de limão
  • 10 azeitonas pretas picadas
  • Pimenta-do-reino a gosto

Modo de Preparo
Após dessalgar o bacalhau, cozinhe-o em água fervente, escorra, elimine pele e espinhas e desfaça-o em lascas.
Misture o grão de bico com o bacalhau e junte a cebola, o tomate, a salsinha e a azeitona.
Tempere com pimenta do reino, azeite e limão.
Com cuidado, ajuste o sal e leve à geladeira até o momento de servir.