A importância da água: água no copo e na Salada no pote!

Hoje vamos falar da importância da água no nosso dia a dia! Como ela é utilizada em nosso corpo, qual é e onde podemos conseguir a quantidade necessária para o bom funcionamento do nosso organismo. Você descobrirá também que a salada no pote pode te ajudar muito nisso!

Você sabia que pelo menos 1/3 da água que o nosso organismo necessita para realizar suas funções, vem dos alimentos que ingerimos?

Você também sabia que quase 80% dessa água são encontradas nos vegetais?

A água é uma substância importantíssima na manutenção da vida no planeta e tem como algumas de suas funções:
  • Transportar substâncias pelo nosso corpo;
  • Realizar algumas funções químicas, sendo considerada um solvente universal devido a sua alta capacidade de dissolução;
  • Realizar o processo de excreção de substâncias tóxicas, que são substâncias que não possuem função ou que estão em excesso em nosso organismo. Essas substâncias são liberadas para fora do corpo através da urina, que tem em sua composição 95% de água, e das fezes;
  • Controlar da temperatura corporal, servindo como um sistema de arrefecimento, liberando água em forma de suor para “esfriar” o corpo quando a temperatura corporal começa a se elevar, mantendo-o em uma temperatura segura para seu bom funcionamento.
Beba água – Saladanopote.net
Sendo responsável por tantas funções e sendo perdida frequentemente, é recomendado manter o nível de hidratação. Para isso devemos fornecer água para o nosso corpo, mas como fazer isso? Beber MUITA água! É recomendado ingerir pelo menos 2,5 litros de água por dia. Todo e qualquer tipo de organismo vivo possui água, o que quer dizer, que podemos obter água através dos alimentos. Portanto, uma alimentação balanceada, rica em alimentos com boa quantidade de água, ajuda muito na hidratação corporal. De modo geral, os alimentos de origem vegetal, como brócolis, alface e tomate por exemplo, possuem uma maior porcentagem de água do que os de origem animal,como aves e peixes.

Os vegetais possuem cerca de 80 a 90% de água em sua composição. As carnes possuem algo em torno dos 60%.

Os alimentos que são consumidos crus costumam possuir uma maior parte de água. Os grãos são uma exceção, onde aumentam essa quantidade após serem cozidos. Presume-se que  após o cozimento, 200 gramas de feijão, tenham sua quantidade de água aumentada em 60%.
Sobre a porcentagem de água dos alimentos, um dos campeões é o nosso querido alface, que possui aproximadamente 96% de água. O espinafre cru por volta de 94%. A melancia, uma das frutas com maior porcentagem de água, possui por volta de 92%. A cenoura e a acerola cruas possuem aproximadamente 90%. O abacaxi têm algo em torno dos 87%. O arroz integral (cozido) possui por volta de 70% e o açúcar possui 1% de água. Assim vemos que a salada no pote além de muito nutritiva, é uma grande aliada na ingestão de água.
Os sucos industrializados e as bebidas gaseificadas, como refrigerantes, são líquidos e possuem uma grande porcentagem  de água. Porém, deve-se evitar essas bebidas, devido ao alto índice de açúcares, conservantes e corantes.
Água saborizada – Saladanopote.net
Uma dica para ajudar quem não consegue beber muita água ao longo do dia, é colocar alguns vegetais na água e fazer as chamadas água saborizada ou água aromatizada. Podem ser rodelas de frutas ou algumas folhas de hortelã por exemplo. Além de ficar refrescante e com um sabor mais atrativo, ajuda a driblar a ingestão de refrigerantes e sucos artificiais.
Então beba muita água e coma bem e de forma balanceada, e mantenha o seu corpo sempre hidratado!